Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2011

Estudantes brasileiros são os que menos têm livros


Segundo uma pesquisa do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) o Brasil é o país que mais se sai mal quando o assunto é o número de livros que cada estudante tem em casa. Ela mostra que quase 40% dos estudantes brasileiros possuem de zero à dez livros em casa, contando com dicionários e livros para auxílio na escola.

Enquanto no Brasil 39,5% estudantes têm de 0-10 livros, no nosso vizinho próximo Chile, eles possuem uma porcentagem de 32,40% de estudantes que possuem de 26-100 livros! Segundo os dados apresentados, os jovens que leem mais livros possuíram melhor desempenho na prova do programa.

Entre os que afirmaram ter mais de 200 livros o Brasil ficou com a 64ª posição. Ah, eu já disse que a pesquisa foi feita em 65 países? Em Luxemburgo, 15,7% dos estudantes afirmam ter mais de 500 livros contra apenas 1% dos brasileiros.
A importância da leitura e como ela anda no Brasil
Isso tudo confirma a precariedade de como anda a leitura por aqui. A falta de incentivo da parte do governo em apoiar a leitura é um problema, apenas melhorando a educação e implementando projetos nas escolas para disseminar o gosto pela leitura isso já seria bem diferente. 

Nenhum comentário: